LOGOCMLrs.GIF (3446 bytes)

std_bt_cml.gif (731 bytes) TopInformacoes.gif (929 bytes) TopProcurar.gif (858 bytes) TopComentar.gif (994 bytes) TopContactar.gif (976 bytes)
DHURS
Departamento de Higiene Urbana e Resíduos Sólidos

Ecopontos mais perto dos cidadãos

O Departamento de Higiene Urbana e Resíduos Sólidos iniciou, no passado dia 29 de Outubro, a instalação de mais 670 Ecopontos, o que irá perfazer um total de 1000 unidades na cidade de Lisboa. Dos 670 a instalar nesta 2ª fase, com início na Freguesia de Stª Maria dos Olivais, 630 são de superfície e 40 subterrâneos.

As novas unidades, a instalar até ao final do 1º trimestre de 2000, estão dotadas de bocas mais largas por forma a facilitar a deposição das embalagens de maior volume, conforme desejo manifestado por vários munícipes.

Ao mesmo tempo, a Câmara investiu na aquisição de 14 novas viaturas de remoção dos resíduos depositados nos Ecopontos e em duas viaturas para lavagem destes equipamentos.

Os Ecopontos de superfície são constituídos por 3 recipientes de 2,5m3 para deposição de vidro, papel/cartão e de embalagens de plástico, metal e cartão complexo e por um recipiente de 50L para deposição de pilhas.

Os Ecopontos subterrâneos são constituídos por 3 recipientes de 3m3 e por um recipiente de 50 L. Destinam-se à deposição do mesmo tipo de materiais que os recipientes dos ecopontos de superfície. Têm um impacte visual consideravelmente menor, porque a cuba de aço galvanizado de 3m3 é encaixada no solo, ficando apenas à superfície uma estrutura rectangular com 91 cm de altura, na qual se irá fazer a deposição de materiais. Estes Ecopontos serão instalados em áreas históricas, monumentais e classificadas, Baixa Pombalina e eixos principais da cidade.

A distribuição de Ecopontos pela cidade teve em consideração as solicitações das Juntas de Freguesia e dos munícipes, para além das seguintes condições técnicas:

- Produção de resíduos sólidos urbanos por zonas de limpeza;

- Densidade populacional;

- Presença de comércio, serviços, escolas, supermercados, etc.

- Acessibilidade das viaturas de remoção.

Com a instalação dos 1000 Ecopontos e a presença de 356 vidrões o raio de influência, por equipamento, passa a ser de 124m para os vidrões e de 144m para os papelões e embalões, o que representa maior proximidade dos cidadãos.

A adesão dos munícipes à triagem e entrega de materiais para reciclagem tem-se manifestado muito positiva. De Janeiro a Setembro do corrente ano já foram recolhidas para condução a reciclagem 6 020 toneladas de papel, 4 017 toneladas de vidro e 511 de embalagens. Estes montantes representam um acréscimo de, respectivamente, 37%, 5% e 32% relativamente a igual período do ano anterior.

Até Setembro do corrente ano, já foram recolhidas 19 toneladas de pilhas, quantidade que é o dobro do total recolhido em todo o ano de 1998.

Use bem o ecoponto...

 


LogoEmail.gif (16633 bytes)
Câmara Municipal de Lisboa
DHURS - Departamento de Higiene Urbana e Resíduos Sólidos
dhurs@esoterica.pt

Home ] Conteúdo ] Glossário ] Ficha técnica ] Pesquisar ] Notícias ]
Up ] [ Novos Ecopontos ] 2º Encontro de professores ] Alteração SR - Passadiço ] Bairros Sociais ] Destino final ]