CMLInformacoesProcurarComentarContactar

 

TIMOR: Lisboa reclama intervenção imediata das Nações Unidas!

O Presidente em exercício da Câmara Municipal de Lisboa, Vasco Franco, dirigiu-se hoje ao Secretário Geral e ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, apelando a uma intervenção urgente e eficaz que ponha cobro de imediato ao massacre das populações em Timor Loro Sae, evitando a limpeza étnica que está em curso com a conivência do exército indonésio.

Vasco Franco dirigiu-se ainda ao Presidente da Indonésia apelando para que seja aceite de imediato uma presença de forças das Nações Unidas em Timor.

Foram igualmente endereçadas cartas aos Presidentes das Câmaras das capitais e cidades de todo o mundo com as quais Lisboa mantém relações, denunciando a situação e pedindo-lhes que secundem o apelo de Lisboa junto das Nações Unidas e da Indonésia.

Na sequência de uma reunião onde estiveram representados todos os partidos que integram a C.M.L., foi decidido prestar apoio logístico à manifestação por Timor, convocada para HOJE, às 18h30, junto à O.N.U. (Rua Latino Coelho) bem como apoio financeiro a uma missão que a AMI está a preparar para apoio aos refugiados em Timor.

A Câmara Municipal de Lisboa vais ainda contactar as organizações timorenses sediadas em Lisboa, propondo-lhes apoio para a apresentação de uma queixa no Tribunal Internacional de Haia.

Assinalando esta trágica situação, a bandeira do município ficará colocada a meia-haste nos edifícios municipais, e serão colocados muppies por toda a Cidade com a frase TIMOR: Lisboa reclama intervenção imediata das Nações Unidas!

Finalmente, a C.M.L. vai abrir uma página na Internet, em português, inglês e espanhol, denunciando a situação e apelando à pressão internacional sobre as Nações Unidas e sobre a Indonésia.