CMLInformacoesProcurarComentarContactar


Novembro

25 The Longest Nite de Patrick Yau-1998-84
Premiado como Filme de Mérito no The Fifth Hong Kong Film Critics Society Awards, este é um dos filmes mais negros produzidos pela indústria cinematográfica de Hong Kong.
26 Beast Cops de Gordon Chan Ka-Seung – 1998 -105
Premiado como o melhor filme e melhor actor no The Fifth Hong Kong Film Critics Awards.
27 Too Many Ways To Be No. 1 de Wai Ka-fai-1997-90’
Premiado como Filme de Mérito no The Fourth Hong Kong Film Critics Society Awards.
Uma viagem por Hong Kong, e seu sub-mundo marginal, num filme de culto que não deixa de surpreender.
28 Beyond Hypothermia de Patrick Leung Pak-Kin -1996-84’
Este é o segundo filme de Patrick Leung - antigo protegido de John Woo
29 Downtown Torpedoes de Teddy Chan Tak-Sum-1997-90’
Um tecno-thriller com influências BD, rápidas mudanças de direcção no argumento e uma série de inventivas sequências de duplos e efeitos de tirar a respiração. Charlie Yeung, Takeshi Kitano e Jordan Chan são das mais populares jovens celebridades do Sudeste Asiático na actualidade.

Dezembro
01 Casino de Billy Tang -1998-92’
Este filme retrata a ascensão do líder da tríade 14K, "Brokentooh" Wan Kuok-Koi durante os anos 80 em Macau, a partir de uma série de entrevistas realizadas por um jornalista ao próprio e por ele financiado.
02 The Odd One Dies   de Patrick Yau -1997-89’
Com Too Many Ways To Be Number One, The Odd One Dies constitui um par de filmes que partilham praticamente toda a equipa técnica, o estilo e a atitude.
03 A Hero Never Dies de Johnnie To -1998-86’
Prémio de melhor realizador no The Fifth Hong Kong Film Critics Society Awards.
Johnnie To é um dos mais activos produtores/realizadores de Hong Kong e a força dinamizadora por detrás da triologia Too Many Ways To Be Nº 1, The Odd One Dies e The Longest Nite que também são exibidos nesta Mostra.
04 The Stormriders de Andrew Lau Wai-Keung-1998-132’
Prémio de Filme de Mérito no The Fifth Hong Kong Film Critics Society Awards.
Este é a primeira vez em Hong Kong que se faz uma tentativa séria de utilizar as novas tecnologias digitais para criar efeitos e imagens no cinema. O resultado é surpreendente sendo este filme um marco na história do cinema de Hong Kong. O seu enorme sucesso comercial leva a crer que outros lhe deverão seguir o exemplo.
05 Made in Hong Kong de Fruit Chan-1997-107’
Dos numerosos prémios em festivais internacionais destacamos: vencedor do prémio especial do Júri do Festival de Cinema de Locarno 97, Grande Prémio do Festival 3 Continents Nantes 97, Melhor Realizador e Melhor Argumento no Golden Horse Film Festival de Taipei 97, Melhor Filme, Melhor Realizador e Melhor Actor Secundário no Hong Kong Film Festival 98.
Made in Hong Kong é um dos mais aclamados filmes de Hong Kong dos últimos anos, e é exemplo de uma rara e genuína poesia urbana.
Filmado com restos de películas que Fruit Chan foi salvando.

A Akademya Lusoh-Galaktika, a Videoteca de Lisboa e o Forum Lisboa

apresentam

 

MADE IN HK

mostra de cinema de Hong Kong – 1996 / 1998

de 25 de Novembro a 5 de Dezembro de 1999 às 22:00 no Forum Lisboa

 

Made in HK ilustra a produção cinematográfica em Hong Kong entre 1996 e 1998, um período conturbado da história do cinema e do próprio território de Hong Kong, que com a entrega da soberania á China, entra numa nova fase, ensombrada pelo pessimismo reinante, e pela crise que se abateu sobre o sector.

O paralelismo com a situação social e política vivida em Macau no momento é evidente, e mais acentuada é, se considerarmos que alguns dos filmes exibidos são rodados inteiramente no território Macaense.

A selecção das obras exibidas nesta Mostra pretende reunir filmes representativos da fase anterior e pós 97, apresentando obras de culto, alguns sucessos de bilheteira influenciados pelos efeitos especiais género "hollywood" e, não esquecendo a proximidade geográfica com Macau, dois filmes que lidam directamente com temáticas ligadas a este território. O critério e escolha procurou também evidenciar realizadores e produtores menos conhecidos na Europa, mas que têm visto o seu trabalho ser bem recebido a nivel da crítica e festivais, tanto em Hong Kong e no sudeste asiático, como no resto do mundo.

 

 

FÓRUM LISBOA (Antigo Cinema Roma) Av de Roma,nº14 L, 1000-265 Lisboa
T. 842 09 00 - Fax. 842 09 29

claquete1.GIF (12930 bytes)