CMLInformacoesProcurarComentarContactar

"DO SALDANHA AO CAMPO GRANDE
Os Originais do Arquivo Municipal de Lisboa"

Pavilhão Preto – Museu da Cidade
Inauguração: 16 de Novembro às 22 horas

A Câmara Municipal de Lisboa através do Departamento de Património Cultural e do Arquivo Municipal de Lisboa, inaugura no dia 16 de Novembro, pelas 22 horas a exposição "Do Saldanha ao Campo Grande – Os originais do Arquivo Municipal de Lisboa".

Prosseguindo o objectivo de divulgar ao grande público o valioso espólio documental que tem à sua guarda e na continuidade de projectos anteriores como "Do Passeio à Avenida", apresenta-se este novo projecto que contempla o eixo entre o Saldanha e o Campo Grande.


Este percurso, apesar de obedecer a ritmos evolutivos diferentes, encontra-se abordado desde a sua concepção intelectual e teórica até à sua materialização urbanística e arquitectónica, incluindo as alterações a que foi sujeito desde a segunda metade do século XIX até cerca de meados do século XX.

Retratando uma das áreas mais emblemáticas de Lisboa, a exposição e o respectivo catálogo abordam o processo evolutivo da teorização e dos debates em torno da malha urbana da área das Avenidas Novas e das saídas/entradas da cidade passando pela análise do edificado e das transformações a que foi sujeito durante cerca de 100 anos.


A exposição encontra-se patente no Museu da Cidade (Pavilhão Preto), de 17 de Novembro de 1999 a 29 de Janeiro de 2000.