CMLInformacoesProcurarComentarContactar

APRESENTAÇÃO PÚBLICA
DAS BRIGADAS DE APOIO LOCAL DE ALFAMA


A Câmara Municipal de Lisboa vai apresentar publicamente no próximo dia 19 de Dezembro, às 10 horas, na Casa do Fado e da Guitarra Portuguesa (Largo do Chafariz de Dentro, nº1), as Brigadas de Apoio Local de Alfama, com entrega do equipamento e diploma de participação aos elementos da população, a que se seguirá um exercício de simulação de incêndio.

Estarão presentes o Vereador Vasco Franco, responsável pelo Pelouro da Segurança e o Vereador António Abreu, do Pelouro da Reabilitação Urbana.

As Brigadas de Apoio Local são um projecto pioneiro em Portugal que pretende criar, através da participação activa da população, que reside ou trabalha nos núcleos históricos, uma nova cultura de segurança. A constituição de equipas de 1ª intervenção contra incêndio em centros urbanos antigos, tem como objectivo último fomentar o espírito de solidariedade e entreajuda em caso de acidente.

A Câmara Municipal de Lisboa, através do Regimento de Sapadores Bombeiros, do Gabinete Local de Alfama e Colina do Castelo, com coordenação do Serviço Municipal de Protecção Civil, desenvolveu um conjunto de iniciativas com vista à sensibilização das populações não só para o risco de incêndio, como para a importância da constituição de Brigadas de Apoio Local. Este projecto contou ainda com a participação das Juntas de Freguesia de Stº. Estevão e S. Miguel e da Associação de Tempos Livres de Alfama.

Para além das missões directamente relacionadas com a manutenção dos equipamentos de combate a incêndio, pretende-se que estas Brigadas venham a desempenhar um importante papel no âmbito do socorro. Precedendo a chegada dos Bombeiros, estas equipas actuarão quer na utilização dos equipamentos de 1ª intervenção instalados nos postos de incêndio, quer no apoio a eventuais vítimas.

A implementação deste projecto compreendeu as seguintes etapas: